Yves Rocher
Yves Rocher (7 de abril de 1930 a 26 de dezembro de 2009) foi um empresário francês e fundador da empresa de cosméticos com o seu nome. Ele foi pioneiro no uso moderno de ingredientes naturais em cosméticos.
Início de vida
Yves Rocher nasceu na vila de La Gacilly, França, onde cresceu. Após a morte do seu pai quando ele tinha 14 anos, começou a ajudar a sua mãe na gestão de um pequeno negócio de têxteis da família. Um curandeiro local ensinou-lhe uma receita de uma pomada hemostática à base da flor de Ranunculus ficaria, e então ele decidiu vender a pomada por correspondência com anúncios na revista Ici Paris .
Carreira
Yves Rocher fundou a sua empresa de cosméticos em 1959, tendo como seus principais pilares os produtos naturais e as vendas por correspondência. O seu objectivo foi democratizar o acesso a produtos de beleza. Assim, a empresa cresceu rapidamente e, três anos depois, abriu a sua primeira loja. Yves Rocher reformou-se da empresa em 1992, passando o controlo da mesma ao seu filho Didier e, retornou ao comando em 1994 após a sua morte.
O seu neto Bris Rocher foi nomeado vice-presidente em 2007 e assumiu completamente a empresa após a morte de Yves Rocher em 2009. Em 2007 a empresa tinha um valor estimado de 2 biliões de euros e empregava 15.000 pessoas. Em 2017 o grupo Yves Rocher alcançou uma facturação de 2,5 biliões de euros.
Actividade cívica
Yves Rocher também actuou no cenário cívico no sul da Bretanha. Fez parte da presidência do município de La Gacilly entre 1962 e 2008, foi eleito para o Conselho Geral de Morbihan em 1982 e para o Conselho Regional da Bretanha em 1992.
A sua empresa tem sido fundamental no desenvolvimento económico da área em torno de La Gacilly, com duas fábricas, laboratórios de desenvolvimento e um jardim botânico. Yves Rocher foi muitas vezes criticado por ser o principal empregador da região e o seu representante político.
Prémios
Yves Rocher foi nomeado oficial da Légion d’honneur em 1992 e comandante em abril de 2007. Ele era também membro da Ordem do Arminho.
De acordo com o site da empresa e missão do fundador, Yves rocher foi contra os testes de produtos em animais, certa vez comentando: “Se você precisar testar os seus produtos em animais, é porque não sabe o que está a fazer”.
Morte
Yves Rocher morreu no Hospital Lariboisière, em Paris a 26 de Dezembro de 2009, após ter sofrido um derrame. Ele foi sepultado em La Gacilly a 30 de Dezembro, na presença de 5.000 pessoas.